Mulheres e crianças boeres em campo de concentração inglês.
As Guerras dos Bôeres (ou Guerras de libertação na historiografia bôer) é o nome dado aos dois conflitos travados entre o Reino Unido e as duas repúblicas bôeres independentes, o Estado Livre de Orange e a República Sul-Africana (República do Transvaal). Os dois conflitos ocorreram, respectivamente, de 16 de dezembro de 1880 a 23 de março de 1881 e de 11 de outubro de 1899 a 31 de maio de 1902.
Causas - 1ª GUERRA DOS BOÊRES (1880 - 1881)
Foi o conflito entre a Inglaterra e os colonos de origem holandesa, francesa e alemã (chamados de Boêres, Afrikaners ou Voortrekkers) na África do Sul, entre os anos de 1880 e 1881.
A guerra OCORREU DEVIDO À ANEXAÇÃO (POR PARTE DA INGLATERRA) DO TERRITÓRIO DA REPÚBLICA DO TRANSVAAL, em 1877. As forças boers não aceitaram o fato e atacaram os comboios militares ingleses, sendo que em menos de duas semanas, todos os aquartelamentos britânicos estavam cercados por forças boers. Vendo que não conseguiria a vitória, O GOVERNO INGLÊS PROMOVEU UM ACORDO DE PAZ COM A REPÚBLICA DO TRANSVAAL, que passaria a ficar sob a proteção da Inglaterra.
Na verdade, os ingleses apenas camuflaram o domínio inglês na região.
2ª GUERRA DOS BOÊRES (1899 - 1902)
Os britânicos queriam ocupar as regiões de Transvaal e Rodésia, POR CAUSA DAS JAZIDAS DE OURO E DIAMANTES, mas tiveram que enfrentar a resistência dos boêres. As tropas inglesas devastaram e queimaram as propriedades ao longo da guerra.
Os bôeres capturados (homens, mulheres e crianças) eram colocados em campos de confinamento, onde morreram cerca de 20 mil pessoas. As notícias sobre o tratamento desumano dado pelos ingleses aos prisioneiros intensificaram a imagem negativa do Reino Unido diante da opinião internacional.
Com a "Paz de Vereeniging" (assinada em 31 de maio de 1902), as repúblicas foram incorporadas ao Reino Unido e, em 1910, juntaram-se às colônias do Cabo e de Natal para constituir a União Sul-Africana.
A disputa durou de 11/10/ 1899 até 31/05/1902, com a VITÓRIA DOS BRITÂNICOS.
Conseqüências - Eram regiões ricas em jazidas de diamantes, ouro e ferro. A superioridade britânica em homens e armamentos derrota os bôeres, e as tropas inglesas devastavam e queimavam as propriedades ao longo da guerra.
Resultado -Apesar das vitórias iniciais, os Bôeres foram derrotados pelos ingleses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário