
No Brasil, os campeonatos nacionais ocorrem desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes em campeonato disputado no Rio de Janeiro. O primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960 na cidade de Brusque e a primeira campeã foi Dora Rúbio.
Na literatura enxadrística, o Xadrez Básico, escrito pelo médico e mestre nacional Orfeu D’Agostini, influenciou gerações de enxadristas brasileiros, assim como o Manual de Xadrez, de Idel Becker e publicado em 1948. O Xadrez Básico tornou-se um best-seller no Brasil, tendo sido publicado pela primeira vez no ano de 1954. Na atualidade, um dos autores mais importantes é o MI Rubens Filguth que escreveu uma biografia de um dos mais importantes enxadristas brasileiros, intitulada Mequinho, o perfil de um gênio, a obra de referência Xadrez de A a Z e organizado a coletânea de ensaios A Importância do Xadrez, dentre outras obras.
Henrique Mecking, mais conhecido como Mequinho, é considerado o mais importante enxadrista brasileiro, tendo alcançado o seu auge no ano de 1977, quando foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi. Todavia, uma doença grave, a miastenia, que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos, fez Mequinho abandonar as competições em 1978. No estágio mais grave da doença passou a frequentar os cultos da Renovação Carismática Católica. Ao se recuperar, passou a dedicar-se integralmente à religião, mas sempre alimentou a esperança de voltar a jogar xadrez. Finalmente voltou a jogar em 1991, num match de seis partidas contra o grande mestre Pedrag Nikolic. Em 2001, venceu Judit Polgar, a maior enxadrista do mundo. Mequinho vem participando de diversos torneios pela Internet e é atualmente um Grande Mestre Internacional, com uma pontuação de 2.565 no rating FIDE, ocupando a quarta posição no ranking brasileiro no início de 2008. No ano de 2009, a CBX organizou o I Campeonato Brasileiro pela Internet, disputado nos servidores do Internet Chess Club, cujo campeão foi o GM Henrique Mecking após final contra o GM Rafael Leitão, sendo o título decidido em um tie-brake.
Em 2009, o campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) é o GM Giovanni Vescovi, título conquistado no 76º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez realizado em Americana. A campeã brasileira é a WMF Vanessa Feliciano, título conquistado em Capão da Canoa. Os campeões juvenis são o MI André Diamant e a WMF Amanda Marques Pereira.
Os principais mestres de xadrez brasileiro
Alexandr Hilário Takeda Sakai dos Santos Fier (Joinville, 11 de março de 1988) é um enxadrista brasileiro que obteve a norma de Grande Mestre Internacional em 21 de outubro de 2006, sagrando-se o mais jovem brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre. No início de 2007, o Brasil dispunha de sete GMI's, contando com Fier dentre eles. No torneio Parque das Águas Claras, que contou com a participação expoentes nacionais como Jaime Sunye, Everaldo Matsuura e Jefferson Pelikian, obteve uma das maiores performances ELO da história do Xadrez: 3120, comparável à performance de Bobby Fischer no campeonato dos Estados Unidos. Em 2009, é o número um do Brasil e 95º no mundo. Em setembro de 2009 atingiu o rating de 2644.
Darcy Gustavo Machado Vieira Lima (Rio de Janeiro, Brasil, 22 de maio de 1962) é um enxadrista brasileiro, detendo o título de GMI. É editor do jornalXeque Mate e desde 1999 preside a Confederação Brasileira de Xadrez
Conquistou o título de Mestre Internacional em 1989 e o de Grande Mestre em 1997. Venceu o campeonato brasileiro absoluto de 1992 e 2002, é ex-campeão sul-americano e classificou-se no ano de 2000 para o mundial realizado na Índia e novamente em 2002 para a próxima edição ao vencer o Zonal Sul-americano. Integra a Equipe Olímpica desde 1988.
Uma de suas principais metas sempre foi levar o xadrez ao ambiente escolar e às comunidades carentes, idéia essa que em 2003 teve o apoio do Ministério do Esporte, em um projeto oficial de massificação da modalidade em todo o Brasil.
Felipe de Cresce El Debs (São Carlos, 29 de janeiro de 1985) é um enxadrista brasileiro que obteve a norma de Grande Mestre Internacional em 2010.
A norma decisiva para o título de GM foi obtida no Memorial Wanderley Cason de Melo (Canarinho), realizado de 16 a 24 de janeiro de 2010, na cidade deCampinas. El Debs finalizou o torneio invicto com nove pontos em treze possíveis, conquistando a medalha de prata e tendo vencido dois dos cinco GMsque participaram do evento. O desempenho de El Debs resultou em uma pontuação FIDE de 2.500 pontos.
No Campeonato Brasileiro Sub-20, no qual conquistou o título de Mestre FIDE, El Debs sagrou-se campeão com inéditos 100% de aproveitamento.
Rafael Duailibe Leitão (São Luís, 28 de dezembro de 1979) é um enxadrista brasileiro, detendo o título de Grande Mestre Internacional de Xadrez. No início de 2007, com 2.604 pontos, ocupava a posição de número um do Brasil, segundo o ranking da FIDE.
É o único brasileiro a deter três títulos de campeão mundial pela FIDE: sub-8, sub-12 (compartido) e sub-18. A conquista do título sub-18 representou um importante marco na história do Xadrez brasileiro, devido ao altíssimo nível da competição.
Uma Jogada de qualquer mestre de xadrez
Mate Pastor
1.P4R , P4R isto quer dizer q o peão de rei avançou duas
casas para frente, pois 1R é onde o Rei está 2R é a casa inicial do PR, então ele passou pela casa 3R e parou na casa 4R então P4R
2.D5TR, C3BD dama na 5 de torre de rei, cavalo na 3 do bispo de dama
3,B4BD, C3BR bispo na 4 do bispo da dama, cavalo na 3 do bispo de rei
4.DxP7BR++ Dama captura peão na 7 do bispo de rei, mate.
casas para frente, pois 1R é onde o Rei está 2R é a casa inicial do PR, então ele passou pela casa 3R e parou na casa 4R então P4R
2.D5TR, C3BD dama na 5 de torre de rei, cavalo na 3 do bispo de dama
3,B4BD, C3BR bispo na 4 do bispo da dama, cavalo na 3 do bispo de rei
4.DxP7BR++ Dama captura peão na 7 do bispo de rei, mate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário